O VBHC BOK é um guia focado em fornecer uma visão geral das melhores práticas de Value-Based Healthcare no Brasil. Este guia traz conceitos e metodologias que permitem aplicações práticas, e devem ser capazes de operar em todos os tipos de instituições de saúde independentemente de seu tamanho e potencial econômico.
O VBHC BOK será organizado por capítulos e subcapítulos. Contaremos com a contribuição de stakeholders de todos os segmentos da saúde para o desenvolvimento deste projeto. Os VBHC BOK são fundamentados em cinco áreas de conhecimento que serão desenvolvidas e exploradas.
Existem dois capítulos em andamento atualmente: Tecnologias Inovadoras e Oncologia com o primeiro subcapítulo focado em Câncer de Mama.
Para o capítulo de Tecnologias Inovadoras as cinco áreas de conhecimento são:
1.
Definição de tecnologias inovadoras
Tem o objetivo de responder à pergunta do que faz uma tecnologia ser considerada inovadora.
Precificar (registro de preço na CMED) novas terapias no Brasil é um desafio e inexiste um racional adaptável ao caso das tecnologias inovadoras. Nesta seção é proposto um processo focado nas experiências globais até mesmo a proposição de um processo totalmente desenvolvido localmente.
O processo de incorporação de novas tecnologias SUS completou 10 anos em 2021. E os principais desafios são: revisão dos critérios do processo e estabelecimento de um limiar de custo-efetividade no Brasil.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar ainda não definiu de forma pública como lidará com as terapias inovadoras. O objetivo desta área é fornecer ao mercado a adequada parametrização para o assunto, propondo um processo focado nas experiências globais que forem adaptáveis ao Brasil.
Existem alguns pontos de grande importância no Brasil que impedem a adoção de contratos orientados por valor no formato realizado em outros países, e o objeto desta seção é propor um processo em como realizar isso no Brasil.
Para o Subcapítulo de Câncer de Mama as cinco áreas de conhecimento são:
1.
Jornada Assistencial
O conceito de “paciente no centro do cuidado” é colocado em prática através do mapeamento da jornada assistencial que demonstra as experiências e percursos de uma pessoa como cliente de um serviço de saúde e propõe a partir deste entendimento o melhor trajeto possível para o paciente compreendendo aquilo que lhe traz mais valor.
Orientado pelas melhores praticas médicas, iniciamos a construção da Linha de Cuidado aplicando metodologias próprias para a definição de clusters de care pathways, além das métricas que irão compor os modelos de análise por multicritério (MCDA).
Se definem as estruturas de saúde necessárias e os serviços que devem ser integrados às linhas de cuidado para que seja oferecido um cuidado coordenado atendendo as necessidades identificadas na jornada do paciente.
São apresentadas opções de modelos de remuneração, de contratação, de partilha e risco que podem ser utilizados para este propósito, tendo como base os resultados atingidos e mensurados pelo Escore de Valor em Saúde.
Apresenta as melhores práticas para a organização dos processos, padrões de interoperabilidade e integrações sistêmicas como ferramentas de Health Data Analytics necessárias para o desenvolvimento de modelos de gestão sistematizados e orientados por valor.
O lançamento será realizado em um evento do IBRAVS, quando o BOK passa a ser disponibilizado em versão digital e gratuita por meio de nosso site.
O VBHC BOK será atualizado constantemente, em sua versão digital. Ao final de cada ciclo de três anos, será completamente revisado para incorporação dos aprendizados, em um ciclo permanente de melhoria contínua.